BICICLETADA BELÉM

post by Karla Ataíde


Neste sábado, dia 27 de junho, a BICICLETADA BELÉM vem com tudo, reunindo mais de 25 pessoas com a concentração às 15:30 no mercado de São Brás. Esta bicicletada, contou com a participação da VEM, Vegetarianos em Movimento, grupo ambientalista, sendo de extrema importância esse tipo de parceria, já que para os ambientalista praticantes do ecovegetarianismo, não basta apenas o não consumo de carne, a coerência ambiental transcende todos os aspectos da vida prática. As ações por um mundo melhor, devem ser conjuntas .E andar de bicicleta é um grande passo nesse contexto, bem como o não consumo de carne ou a diminuição do consumo.

Os cicloativistas começaram a chagar a partir de 15:30 no Mercado de São Brás, onde reuniu aproximadamente 25 pessoas, numero suficiente para formar a Massa Critica necessária. Na concentração foram distribuídos informativos, adesivos e placas para as bikes, e o artista Murilo Rodrigues compartilhou conosco seu projeto "DESLOCAMENTOS", selecionado para realização no Espaço Cultural Banco da Amazônia, como sempre, todos fizeram novos amigos, trocaram email, e números de telefone. As 17 h, quando não faltava mais ninguém, resolvemos dar inicio à bicicletada. Foi discutido o trajeto e foram dadas algumas instruções pelos veteranos. Todos muito felizes seguiram pela José Bonifácio, Duque, Dr. Freitas, Pedro Miranda, Praça Brasil, Senador lemos, Doca, Presidente Vargas, Nazaré, Magalhães Barata e Mercado de São Brás.

No trajeto foram cartadas algumas marchas e gritos de guerra, como a marcha: "O dinheiro do meu pai não é capim, eu ando de bicicleta sim 2x; Eu ando 2x Eu ando de Bicicleta sim"; adaptada do movimento estudantil, que deveria sem duvida lutar por ciclovias e melhores condições de trafego de bicicleta, não apenas por passe livre; outras muito cantadas foram "Se você não é pateta, ande de bicicleta"; "Menos gasolina, mais adrenalina", entre outras.

Nossa biclicletada provocou muitas reações nas pessoas e nos motoristas, algumas pessoas faziam sinal de positivo com a mão e davam um belo sorriso; outras fechavam seus vidros de carro; outras pediam informações, de como poderiam participar; outras pessoas saiam de suas casas pra ver a Massa passando; mas como nem tudo é só flores, ocorreram alguns incidentes, quanto a receptividade das pessoas. Pois, como toda bicicletada, protestamos contra o excesso de carros nas cidades, a mentalidade consumista da sociedade atual e lutamos por melhores condições para os ciclistas, e isso incomoda muitas pessoas, algumas simplesmente respeitam nossa atitude apesar de se sentiram incomodadas, outras buzinam nos seus carros como uma forma de protesto, outras aceleram os motores de seus carros, como se pudessem dizer que são melhores que nós e outras, mais radicais, jogam o carro para cima dos cicloativistas para assustar ou mostrar seu desrespeito. Tudo muito normal, para uma sociedade que tem medo de mudanças e não consegue abrir mão da vaidade de andar de carro, devem se acham pessoas melhores porque estão neles, porém sem generalizações, só para aqueles que demonstraram seu desrespeito por nós. Essas pessoas deveriam saber que lutamos por um mundo melhor, mundo que eles também vivem. Logo, não deveriam jogar pedra em atitudes como a bicicletada.

Chegamos às 19:40 ao Mercado de São Brás, foram ditas algumas palavras, pousamos para uma bela foto, todos se despediram e seguiram para suas casas.

A bicicletada, ocorre sempre no último sábado de cada mês, com concentração às 15:30 no Mercado de São Brás.

1 comentários:

Surya 30 de junho de 2009 00:38  

foi muito boa bicicletada! faz muito tempo q näo pedalo tanto... foi revigorante e emocionante... n perco mais nenhuma q tiver.... fica a dica, viu hamandinha?!! :*

Postar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Voltar aoTopo